Castro Marim com bandeiras vermelhas nas praias

As praias do concelho de Castro Marim estão interditas a banhos, nomeadamente a Praia da Alagoa (Altura), Praia Verde-Lago e Praia Verde devido a contaminação microbiológica, com níveis de bactérias (nomeadamente Escherichia coli) acima dos limites de segurança para a prática balnear.
A interdição foi decretada ontem, dia 5 de agosto de 2025, após análises de rotina realizadas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) terem detetado valores anormais. Assim que a APA comunicou os resultados à Câmara Municipal de Castro Marim, foi imediatamente hasteada bandeira vermelha nessas praias, como medida preventiva.
A posição das autoridades é muito clara, dado que a Direção-Geral da Saúde determinou a interdição para salvaguarda da saúde pública e que a situação pode colocar os banhistas em risco, embora até ao momento não haja relatos de efeitos adversos.
As entidades oficiais e o município estão a investigar a origem da contaminação, sem indícios conclusivos até ao momento, e já realizaram novas análises à água. Dependendo dos resultados destes testes, a restrição poderá ser levantada nos próximos dias.
As autoridades (APA, Câmara Municipal de Castro Marim e Direção-Geral da Saúde), reforçam a necessidade de respeitar a bandeira vermelha e a proibição de banhos até indicação em contrário, lamentando eventuais transtornos aos utentes das praias.